LIVRO Abákunhãúna Moendy: ritos e raízes PDF Gilucci Augusto

BAIXAR LIVRO ONLINE

Resumo

O narrador, um homem que sofre com a perda de memória, pressentindo a aproximação da própria morte que se anunciava em sonhos estranhos e repetitivos, decide buscar abrigo na busca das memórias e histórias da sua avó, o ser que mais amara até então. E o único de que se recordava com mais facilidade. Nesse percurso entre a realidade, a imaginação e a fantasia, o personagem nos brinda com momentos que vão das formas de amor mais puro e os prazeres mais intensos, até às piores dores e tragédias da vida, tanto da sua própria vida, quanto da existência de Abákunháúna Moendy, um ser mítico que tem sua história contada por ele, no vai vem da trama.

O romance traz narrativas expressivas com trançados de imagens poéticas em que o pulsar do pathos impulsiona momentos de prazeres e dores intensos. Descortina afetos que movem o humano nos entrelaces das diversas formas de relação primando pela busca do amoroso, em seus múltiplos tons, como fulcro que dá sentido à/s vida/s.
As palavras que esculpem o texto urdem e fazem ressoar os tremores e vertigens que compelem cada existir, bem como os laços do coexistir. Realçam a temática da ancestralidade, o espírito de vida em comunidade, o universo das crenças e rituais que compõem os cotidianos dos vínculos coletivos. Também são acentuados os sensos de relação de interligação com o telúrico, com a natureza.
A narrativa do texto traz pensenações que anunciam lampejos de lições de vida, compassos de buscas de sabedoria.

Miguel Almir

[…]Abákunhãúna Moendy, ritos e raízes é abarcado de uma cultura maciça, forte, que se mescla com a literatura afrofantástica e com a literatura poética, é um livro que mistura o tempo e a vida. A literatura é realmente imagética, isso é lido livremente na narração do livro de Gilucci Augusto, sua escrita conduz um ímpeto imagético que é seduzido pelo Moendy, um personagem criado para mostrar esperança, ancestralidade, a personagem válida em nós necessidade de buscar o melhor nos seres humanos. O livro é de idas e vindas. É um livro que demonstra os amores sem padrão, ou regras, é um amor livre, como deve ser.

A narrativa Gilucci constrói um Caminho de encruzilhadas sejam pela: poética, ou pelas memórias afetivas, ou mesmo através das histórias fantásticas! Essa mistura que da alma a escrita do autor e alimenta a alma do Livro.[…]

[…]As memórias afetivas escritas em Abákunhãúna Moendy, ritos e raízes, é de um cotidiano simples, no entanto é uma simplicidade magnífica enraizada na regionalidade de nosso Nordeste, de nossa Bahia.[…]
Marcos Cajé